segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O combate aos Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais



Caros amigos,
Semana passada, apresentei meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), finalizando meu curso Técnico em Segurança do Trabalho, pela ETEC, com o seguinte tema: A inserção da disciplina Higiene e Segurança do Trabalho na grade Curricular dos Ensinos Técnicos.
O referido tema se deu em razão da observância no mercado de trabalho, com os crescentes números de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.  Para se ter uma idéia, de acordo com os últimos dados oficiais divulgados pelo TST, em 2002, foram registrados 393.071 acidentes de trabalho. Em 2009, o número subiu para 723.452, sendo que em 2008, o quadro tinha sido ainda pior, com 755.980 acidentes. Houve uma redução no número de mortes, de 2.968 para 2.496, mas, mesmo assim, todos os dias, em média sete trabalhadores morrem no Brasil em decorrência de acidentes de trabalho. A soma das mortes aos casos de invalidez permanente por acidente de trabalho totaliza 43 registros diários.
Esses dados são alarmantes, e a maior causa destes acidentes são atos negligentes, imprudentes ou de imperícia, praticados pelos trabalhadores ou pela própria empresa, ao expor seus funcionários ao risco.
Diante estas condições desfavoráveis ao ser humano, se faz necessário que o conhecimento e a conscientização dos trabalhadores e dos empregadores estejam alinhados, direcionados para a eliminação dos riscos e condições que levam aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.  Para tanto, a sugestão encontrada é que o tema Higiene e Segurança do Trabalho sejam inseridos na grade curricular de todos aqueles que serão colocados no mercado de trabalho.
Acredito que uma das formas de se combater este câncer estabelecido no mercado de trabalho, é levando ao conhecimento de todos os envolvidos no processo, o elevado risco que estão expostos e a sua participação nesta exposição, a fim que juntos possam prevenir, minimizar, combater o mal existente no ambiente de trabalho.
Ambiente de trabalho SALUBRE é condição estampada na Constituição Federal, como direito dos trabalhadores e dever dos empregadores.  Porém, não basta que os empregadores invistam milhões em Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual e os trabalhadores não colaborem para que o reflexo aconteça.
A ação deve ser conjunta, o foco deve ser comum, onde um não deve pensar apenas no lucro e o outro não deve pensar apenas no conforto e na ausência de dever, obrigação...
Esta é apenas uma reflexão para os muitos casos e situações que iremos nos deparar pela frente, como exemplo as grandes obras atuais, como a de Jirau e Belo Monte, onde serão 100 mil pessoas na construção de uma usina.
Vejo tudo isso com muita preocupação, pois um aspecto desse fenômeno social, grave é o risco de mais acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Portanto, o que mais fazer para minimizar, eliminar, combater estes riscos?
Um grande abraço a todos, ótimos estudos e excelentes  resultados!!!
Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário