quinta-feira, 29 de outubro de 2015

TIPOS DE RESCISÃO CONTRATUAL

Caros leitores,
Rescisão de contato de trabalho é o fim do vínculo formal empregado x empregador, ou seja, é o fim da relação de trabalho por vontade do empregado ou do empregador.
Este fim do vínculo empregatício formal se ramifica em alguns tipos possíveis: a recisão por justa causa por parte do empregador, sem justa causa, por justa causa por parte do profissional e por culpa recíproca.
No caso da recisão de contrato de trabalho sem justa causa é quando o empregador perde o interesse pelo contrato de trabalho que homologou com o empregado e simplesmente quer acabar com esse vínculo, sendo o empregador responsável por indenizar o empregado pelo fim do contrato.
No caso da recisão por justa causa por parte do empregado é quando este comete um ato faltoso que é tão relevante que pode justificar o rompimento do contrato feito entre as partes. Esses atos que justificam o fim do contrato se encontram em nossa CLT, no Art. 482. Alguns exemplos que temos é o abandono de trabalho por mais de 30 dias, embriaguez habitual ou em serviço, violação de segredo da empresa entre outros.
Em seguida, temos a recisão por justa causa por parte do empregador que é menos conhecida, se aplica essa recisão no caso de quando uma empresa ou companhia não cumpre seus deveres contratuais. Esta se aplica também quando o funcionário sofre alguma espécie de dano à sua moral (Assédio Moral) ou quando lhe é exigido uma atividade que põe em risco a sua vida. Neste caso o empregado perde o direito a multa do FGTS, ao saque do FGTS e ao Seguro Desemprego.
Por fim, temos a recisão de contrato por culpa recíproca que seria quando o empregado e o empregador cometem algum erro grave, com nexo entre as condutas, que seria um ato faltoso e um descumprimento dos deveres contratuais, onde se justificaria o término do contrato por culpa recíproca. Neste caso, o empregado perde 50% dos seus direitos rescisórios, tais como multa do FGTS, férias e 13º proporcionais.
Bons estudos e até a próxima!
Grande abraço,

Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário