segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Você conhece o conceito de “SAFE DESIGN”?


Caros amigos,

O conceito de “safe design” (ou desenho para a segurança) aparece como uma abordagem holística para a segurança do trabalho, que pretende ser a mais sistêmica possível, levando em consideração todas as variáveis envolvidas, incluindo a segurança não só dos trabalhadores, mas dos próprios usuários dos produtos para utilização ou consumo. O conceito aparece no site da Autoridade Governamental da Austrália(http://www.safeworkaustralia.gov.au/sites/SWA/SafetyInYourWorkplace/SafeDesign/Understanding/Pages/WhyShouldYouConsider.aspx) e se tornou um paradigma de abordagem integral em Segurança do Trabalho.

Os princípios que nortearam a criação de “safe design” mencionam principalmente um Estudo de 210 acidentes de trabalho fatais, dos quais 77% estavam definitivamente ou provavelmente relacionados a problemas de desenho industrial (design). Além disso, o desenho industrial contribui pelo menos com 30% dos acidentes graves, mesmo não fatais. Os problemas relacionados ao desenho eram mais proeminentes em maquinário bem como em plantas industriais móveis. Os problemas de desenho estavam também envolvidas em pelo menos 50% dos acidentes na agricultura, mineração e entre 40-50% de acidentes na construção, manufatura e industrias de armazenamento e transporte.

Portanto, muitas soluções para os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais da empresa, não estão só relacionadas com EPI’s ou treinamento de pessoal, mas sim com o desenho industrial que vem sendo adotado há anos dentro da empresa, gerando descuidos imperceptíveis aos olhos dos empregadores, porém com reflexos significativos nos resultados dos acidentes e doenças ocupacionais.

Sabe-se que uma planta ou equipamento seguro economiza cerca de 5 a 10% do seu custo através de redução de custos em auditorias de riscos de materiais, redução na necessidade de equipamento de proteção e em reduzir o custo de testar e manter o equipamento.

O custo direto associado com um design inseguro pode ser significativo (custos de seguro, processos judiciais e ambientais). Desde que esses custos tenham um maior impacto nas partes envolvidas na utilização do produto (trabalhadores e usuários), os incentivos dessas pessoas pra influenciar safe design é bem maior.

Observa-se uma conexão do assunto basicamente com 2 NRs. A primeira, é a NR-4, com as atribuições e competências dos profissionais do SESMT não só para fazer PCMSO ou PPRA, mas, sobretudo, aplicar tecnologia de segurança em todos componentes dos ambientes de trabalho. Outra NR associada é, sem dúvida, a NR-17 (ERGONOMIA).

Sendo assim, uma solução simples de minimizar ou eliminar os riscos de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais é a revisão da planta da empresa, do desenho industrial adotado, utilizando-se as técnicas contidas nas próprias NR’s.

Grande Abraço, bons estudos e excelentes resultados!!

Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário